sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

História dos Skinheads

.



Em 1958, na Jamaica, artistas começam a misturar a música negra americana com os estilos tradicionais da ilha. Essa mistura de ritmos foi evoluindo até se converter no que se denominou SKA. Esse ritmo tinha duas características principais: a forma energética como era dançada e os RUDE BOYS , que não eram bem aceitos perante a sociedade por suas ligações com o mundo marginal, pelas confrontações com a polícia, e pelo consumo excessivo de maconha. O rude boy pode ser considerado o primitivo skinhead pelo seu modo requintado de vestir-se, imitando seus ídolos de filmes de gangster.

Em 1962 a Jamaica consegue independência da Grã-Bretanha à que se segue uma etapa de festa na qual se desenvolve o ROCKSTEADY e posteriormente o REGGAE. Também durante esse período, muitos jovens jamaicanos emigraram para a Grã-Bretanha e com eles a sua música. Estes rude boys juntaram-se aos MODS, que eram jovens amantes da música negra. Esses últimos iriam sofrer a era do hippismo que percorreu a classe média no final da década de 60. Dessa forma os mods desapareceram como movimento juvenil massivo na década de 70, porém os mais fiéis seguidores da música negra e principalmente os que pertenciam a famílias de classe operária rejeitaram essa onda, e passaram a serem denominados HARD MODS.

Rude boys e hard mods misturavam-se nas ruas, pubs e festas e como fusão de ambas as culturas surgiram os SKINHEADS. Devido ao sucesso da Inglaterra no mundial de futebol de 1966, muitos jovens começaram a ir aos estádios. Logo nasceram as torcidas e explodiu a violência entre elas. Nas bancadas viam-se cabeças raspadas brancas e negras juntas, pois os skinheads participaram do nascimento dos HOOLIGANS.

Na parte musical, o SKINHEAD REGGAE, como é conhecido o reggae original muito ligado aos skinheads, começa a tocar com força nas paradas inglesas. Porém, por volta de 1971, o reggae segue caminhos que não interessam muito aos skinheads, que então concentram-se no ska.

O movimento skinhead que tomara força (devido em parte à sua oposição aos hippies, que consideravam filhinhos de papai da classe média e afastados da realidade social) foi enfraquecendo junto ao ska e outras músicas jamaicanas. Em meados dos anos 70 o movimento apenas se encontrava em âmbitos reduzidos. Nessa época, enquanto o desemprego e a desesperança cresciam, surgia um novo estilo de música, o PUNK ROCK, que infectou as ruas e criou um estilo de vida próprio, nasceram os PUNKS. Os skinheads logo se interessaram por este novo estilo musical e fizeram-se os mais fiéis seguidores junto dos punks. Os skins mudaram o seu visual fazendo-o mais rebelde e provocativo (nascem os BOOTBOYS) afastando-se das suas origens jamaicanas. Pode-se dizer que há dois tipos de skins, os do “spirit of 69” e os da era punk.

O Punk logo perdeu aquele espírito de rebelião que teve ao nascer. Porém, em 77 apareceu uma nova geração de grupos como SHAM 69, ANGELIC UPSTARTS, BLITZ, CRASS, INFA RIOT, etc. O então jornalista de “Sounds” Garry Bushell foi praticamente o único a escrever sobre esta música, conhecida nas ruas como street punk ou reality punk, e denominou-a OI! inspirado no tema Oi! Oi! Oi! do COCKNEY REJECTS. Pela primeira vez dava-se oportunidade aos skins para fazerem sua própria música.

A tentativa dos punks e também dos skins de provocarem à sociedade levou a erros como o de "enfeitarem-se" com símbolos nazistas, embora fosse somente para provocar ou ser o mais “mau”. Os partidos fascistas ingleses como o BNP ou National Front aproveitando este exibicionismo punk e skin, e espalhando confusas mensagens nacional-socialistas para os operários, conseguem desligar grande parte de skins e punks (esses últimos em menor medida) e assimilá-los na ultradireita. Aliás, estes partidos eram os únicos a ver os skinheads como indivíduos com valor e pareciam dar-lhes um futuro, pois a sociedade via os skinheads como corja de classe operária sem valor e que só causavam danos à sociedade. A National Front consegue que as suas juventudes fascistas se vejam refletidas na estética skin (cabelo curto, botas,...) e acabam adotando-a em 1980-1981 (também havia nazi-punks, mas foram em menor número, pois a sua imagem não ficava bem com as suas idéias). Tudo isso foi apoiado pelos meios de comunicação que se importavam mais com o sensacionalismo do que com a veracidade das notícias.

Muitos skins opuseram-se a isto, tendo idéias opostas aos nazistas, nascendo assim os REDSKINS. Ao passar do tempo, eram mais os nazistas a se disfarçarem de skins, em boa parte devido aos meios de comunicação que espalharam esta falsa imagem dos skins por todo o mundo. Havia uma pequena cena rock nazista capitaneada por Skrewdriver. A música que faziam era basicamente a mesma que Oi!, mas as bandas preferiam frisar a diferença com o Punk em geral empregando o termo R.A.C. (Rock Against Comunism = Rock Contra o Comunismo).

Criaram-se então, associações para espalhar e divulgar a autêntica imagem skinhead. Em 1988 nasceu S.H.A.R.P. (Skin Heads Against Racial Prejudice - Skinheads Contra o Preconceito Racial)) promovida por alguns grupos anti-racistas de skinheads norte-americanos. S.H.A.R.P. é uma organização apolítica com os únicos princípios de anti-racismo e antifascismo. Em 1993 como conseqüência de um incidente provocado por supostos membros da S.H.A.R.P., cria-se em Nova York o R.A.S.H. (Red & Anarchist Skin Heads) formada por skinheads anarquistas e comunistas, renunciando ao apoliticismo da S.H.A.R.P.

49 comentários:

Anônimo disse...

hmmmmm entendi !

Bruno Ferreira disse...

Da hora
posta umas bandas ai tbm
flww

Anônimo disse...

Saber que os skinheads não são nazitas, é muito bom, porque ai se vê uma igualdade das cores, bom, mais muitos skin por ai, não sabem isso, deveria sei lá, fazer uma música sobre isso.

bom, minha opinião.

beijos. :*

Anônimo disse...

nazistas*

Unknown disse...

ae cara muito boa sua ediçao sobre a cultura skinhead....e viva a cerveja

Anônimo disse...

Pocha eu gostaria de saber qual foi o Ato q a SHARP praticou p/ surgir a RASH???, abraços!

joana barqueira disse...

Olá, adorei saber mais sobre a verdadeira história da origem do movimento skin. Gostaria de obter mais informaçoes, saber sobre encontros dos skins e tudo mais, estou fazendo meu tgi sobre o movimento skin. E do pouco que pesquisei vi alguns skin´s que se denominam fascistas. Aqueles que quiserem colaborar comigo com mais informações serei muito grata. Os que se interessarem entrem em contato pelo email: mpasr_87@hotmail.com
Obrigada

Unknown disse...

ola galera

muito obrigada pelas explições, estou num começo de um relacionamento com um skin e confesso q no começo me assutei um pouco e encarei aversões de amigos punks,m fikei contente de saber de qual que eh a real do movimento!!!
ass: nanyblink_182@hotmail.com

Anônimo disse...

isso ae... Skinhead verdadeiros essa é imagem que todos nós devemos passar para cada Brasileiro que aidna não sabe a verdade sobre esse movimento



...gostaria de conheçer alguns skinheads pois estou começando a quere me ingressar nees movimento !

Anônimo disse...

O texto me é bem famíliar, ja li algo parecido por aí... Mas eu não concordo com uma coisa, que os skins não eram racistas todo mundo ja sabe. Mas provavelmente muitos eram homofóbicos, machistas e covardes. Pois sempre que se misturar, futebol, homem e cerveja nunca vai dar em coisa boa... Não concorda?
Estou esperando respostas ;D

Ramonee Lopez disse...

Vida longa Skinheads!!!!!
Anti-nazi!

Unknown disse...

Olha.... eu duvido muito, como falei. irei estudar sobre o assunto. nada q eu vejo me impressiona assim como nada o que leio me dá um caminho. Gosto de Metal e tenho varios amigos punks. não sei. vou estudar, apenas

Anônimo disse...

Skinhead além de não ser nazista, também não é fascista!!!
(Já que alguém perguntou)

Rola patriotismo, o que é comum e natural (e bem diferente de nacionalismo)

Mas essa coisa de nacionalismo (extremismo), fascismo, integralismo, homofobia, entre outros "ismos" e outras "fobias" é totalmente coisa de Careca!

E aí te digo:
Careca NÃO é skinhead de verdade!

(Skins & Punks unidos!)

Anônimo disse...

[i]Nha, legal, mas sei lah, tem muita coisa a ser esclarecida ainda em relação a skins heads, nazistas, Oi's e td mais...

Mas enfim, vlw a postagem

UNIÃO ANTI FACISTA RASH AND SHARP disse...

anti nazis mandam (///)

Anônimo disse...

eu adorei esse blog pois eu começei a me interressar por skin qdo eu olhei o filme a outra historia americana na escola aii nos fizemos um trabalho ondi eu tive q pesquisar sobre os skins foi so aii q percebi como as pessoas saum preconceituosas pq tive alguns colegas q naum sabiam nem oq eram os skins i foram fala bobagem la na frenti aii eu falei pra eles lerem o blog antes de falar bobagem vai estuda i pesquisa pq nem todos os grupos de skin saum nazistas afff

Unknown disse...

sempre me interessei em conhecer um pouco mais sobre essa cultura... me esclareceu muito... parabens.

Anônimo disse...

Espero que o autor desse texto tenha noção da merda que ta fazendo.

1º - O SKA surgiu do Punk. Primeiro temos o cenário PUNK estadunidense, depois inglÊs e ai sim vem a mistura com a música jamicana e, logo, o SKA.

2º - Se há uma apologia descarada de violência e criminalismo, como de fato há! no PUNK, OI, Skin, et... é imprescindível que essa violência seja justificada, pelo menos. Se não agente ta recriando ditadura, fascismo ou quaLquer outra merda que decorra da presunção de um grupo se impor violentamente sobre os outros. No caso do punk há uma tradição anarquista forte para justificar a violência, os redskins são mais comunistas, agora todo o resto é simplesmente apologia à violência pela violência ou, pior ainda, NACIONALISMO FASCISTA!

3 - Por mais que algumas correntes atuais do skin sejam partidárias de teorias políticas mais libertárias, como o comunismo, o fato é que a sua mera relação com o passado skin, intimamente associado ao nazismo e ao fascismo, como assinalado no texto, fazem deles propagandas destas idéias. Afinal, poderíamos muito bem criar um nazismo-anti-multinacionais, que propõe a morte de multinacionais...por melhores que fosses os objtivos não haveria dúvida de que a propaganda nazista agradeceria! e também que muitos militontos ao escolher essa linha tênue, fossem facilmente atraidos pelo nazismo clássico. Meios importam tanto quanto os fins, por isso não podemos sair agregando fins políticos louváveis a meios historicamente cobertos de merda, tampouco inventar qualquer ideal apenas para justificar a sede por sangue.

azuka disse...

Nossa, tava estudando sobre Fascismo e Nazismo na escola e tive interesse sobre isso... Então o que a mídia fala é completamente errado? Não sei se tirei a conclusão certa, mas... tirei a conlcusão de que SkinHeads são tipo 'tribos' de gênero musical e não um grupo de nazistas, algo assim, ou estou errada? Gostei muito do post :)

Anônimo disse...

Tudo sempre é muito bonito na teoria, ohhhh, fikou tão comovente o texto.
Q qse virei "skin".
O que eu vejo é td bem diferente!
O q vejo é um bando de flha da puta que nao tem o q fazer e fik matando gente no meio da rua.
O PIOR É QUE ESSA MODA PEGOU E TEM UM MONTE DE OTARIOS SE DENOMINANDO"SKIN".

FORA PUNK, NEGRO...?
NÃO?
SANTA PACIENCIA NÉ!

Anônimo disse...

cala a boca pedro! foi tentar corrigi-lo e so falou mais merda!
estude antes de criticar!

Anônimo disse...

pow kra gosteipa kraiu . . .

tiro muita paranoia qui eu tinha sobre esses movimentos

Deus salve a cerveja!!

Anônimo disse...

nunca vi uma pessoa falar tanta BESTEIRA quato esse 'pedro'

realmente impressionante =O


parabéns pelo post.

João Otávio disse...

Pedro... você pegou pesado em mano... você falou um balde de merda... primeiro, o SKA é mais velho que o Reggae parcero, segundo você não entende de nada seu merda, cala a boca e resumasse a sua inutil existencia mediocre e cala a boca!

Anônimo disse...

Cara O problema e que quando a midia faz uma materia falado de Skinheads, ela fala de morte e violencia, quem sabe sobre os Skins sabe que sua origem veio sim da Jamaica com a musica negra onde surgiu o Ska o problema dos Skins não eram com os Negros e sim com os hippies pois consideravam pessoas com condiçoes porem fora da realidade, que ficavam na rua bebados e drogados, o que acontecia e que os Skins eram trabalhadores por isso eles tinham cabelos curtos e suspensorio, roupas da epoca de trabalho,ja os Hippies eram cabeludos e não trabalhavam, ate então os negros e brancos conviviam bem, a Homofobia sempre existiu como ate hoje pessoas estranhao pessoas do mesmo sexo se relacionando naquela epoca era ainda mais estranho, Skin mesmo não tem nada a ver com o Nazismo, Hitler, Facismo ou etc...
Skinheads são trabalhadores, patriotas, não tem nds a ver com violencia, Mais existem varias vertentes sobre os Skins.
WP por exemplo sim eles são nazistas, nacionalista, e xenofomicos, homofobicos ou seja seguem ideologia Hitlerista não permitem a missigenação de povos portando há o preconceito com negros, Gays, e nordestinos ou estrangeiros, pois eles acreditao que eles "roubariam"empregos, moradia, e haveria uma ocupação da area por pessoas não natural do estado assim a superlotação populacional, ou seja é um pouco inacreditavel existir WP no Brasil pois se querem como Hitler a raça pura teremos indios aqui na qual a terra onde era deles foi tomada...e não Homens brancos loiros, e de olhos claros, aqui no Brasil o povo que quer entrar nesses grupos faz uma mistura de tudo e não tem nem nome pros WPSkinheadsoi!punksharprashhooligans ou sei la o que se denomina esses novos Skins na cena cada vez mais novas vertentes, antes de querer ser algo estude sua historia, ideologia

*complementando o POST*

Matrioshka disse...

Sinceramente, eu quem sou o dono desse blog, parei de ler o texto do pedro logo quando ele falo que o Ska surgiu do punk....dps dessa merda que o cara falou desisti totalmente de ler!

E vlw a quem tentou debater, mas caras, quando o mano é ignorante e fala merda nesses naipe, deixa o cara falando sozinho, da pra ver o quanto ele eh ignorante.

Carlos Andino disse...

A cabeça raspada ou o cabelo curto quase raspado dos skinheads vem muito mais dos operários e, principalmente, dos estivadores de Liverpool e Birmighan que cortavam o cabelo ou os raspava pra impedir que criassem piolhos pois não tinham muito tempo pra se dedicarem a cuidados com a beleza, as vezesaté com os cuidados de higiene básicos. Contudo os skinheads iniciais eram, na sua grande maioria, trabalhadores e filhos de trabalhadores. Mas em alguns casos falam muito quanto a cabeça raspada por causa dos hooligans que o cabelo cortado muito curto impedia que o mesmo fosse puxado durante uma treta.

henrique disse...

oh loko..

non acredito q isso tudo, de certa forma, começou na jamaica.

teve uma parte ae q disse q os skins pararam de se entereçar por musica jamaicana e aderiram o punk.

acredito q por isso q mais tarde, meio que pra "desfazer o mau entendido" surgiu o ska-punk

henrique disse...

ah... e esse pedro eh burro msm

punk e skin eh liberdade e o ska mas antigo q o proprio reggae, non surgiu do punk

henrique disse...

ah... e esse pedro eh burro msm

punk e skin eh liberdade e o ska mas antigo q o proprio reggae, non surgiu do punk

Anônimo disse...

Esse Pedro é o típico ignorante, só fala merda e se acha certo, e não esta aberto ao debate, pois sabe que vai se fuder, pois esta errado, caras como ele tem que morrer, e ska vir do punk ''americano'', como um ser consegue inventar uma coisa assim ¬¬

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

como tem pessoas ipocritas e mau instruidas no mundo não é?
se eu ti disser em um modo correcto e sem objessões, que o brasil é um pais linpo de criminalidade vs acreditaria?
é simples conhecer a verdadeira historia do skinhead, leiam o livro do hitler !
todo skinhead que se prese é neonazista sim !
isso vem ja de antigamente, quando hitler mandou matar mais de 20.000 negros na alemanha , e alguns judeus .
meoo oque seria do mundo sem skinhead ?
vejamos por um lado bom , o policial que foi morto quando seu elecoptero caiu no rio de janeiro, que cor éra o bandido ? black?
quantas mães perdem os seus filhos para a criminalidade no brasil?
e são todos pretos essa porra.
desculpa perguntar mais tem algum emo ou punk aqui , desculpa outra vez é que é o istinto ,
ai agora vão falar que o sinbolo do hitler é dos ursinhos carinhosos !!!

Anônimo disse...

Não seria 20.000 judeus e alguns negros ?
E não tem essa, que skinhead tem que ser nazista, skinhead não tem nada a ver com nazismo, só alguns que são nazista, como esta escrito no blog.

Correção disse...

Anônimo disse...
como tem pessoas ipocritas e mau instruidas no mundo não é?

Realmente, concordo, pra escrever 'ipocritas' tem que ter MUITA pouca instrução, ignorante.

Anônimo disse...

Esse cara é um analfabeto ''sinbolo'', ''linpo'', pqp, esses erros chegam a irritar, cara otario, e depois quer falar merda tsc tsc tsc

Anônimo disse...

Cara, eu acho ótimo ter um post como esse na net...
pq mtos punx axam q qqr skinhead é nazista e tals.. mas eles falam sem saber de nada!!

Anônimo disse...

É vdd cara, foi criada uma imagem/ilusão, de que ser skinhead é ser nazista

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, seriá bom se mídia fizesse o mesmo contasse a verdadeira história deles e esses idiotas que vieram aqui falar merda com certeza foram alienados pela porcaria de reportagem que a Rede Globo fez a um tempo atrás inventando calunias sobre os punks e skins sem nem ao mínimo conhecerem o movimento.

Anônimo disse...

Isso ae cara, por causa da tv, os alienados vêem skin como nazistas e punk como bêbados, ladrões e tals

Unknown disse...

meo...simplesmente "fodástico" conhecer a verdadeira história..... mudou completamente minha opinião sobre vcs....um paradigma quebrado...bjus ae...

Anônimo disse...

tenho muitos amigos que sao skinheads `sharp´. eu por estar conhecendo a historia do movimento estou me interessando mais e mais,e espero poder fazer parte.

murilo.pereira disse...

se alguem se interessa pelo assunto, ou tem uma visão deturbada sobre leia o livro - espirito de 69. so fazer o donwload aqui

http://www.4shared.com/document/M3JFrIgF/ESPRITO_DE_69_-_A_BBLIA_DO_SKI.html


e somente depois assuma uma posição, nao precisa gostar, nem odiar, o que não se pode é falar um monte de merda sem ter o minimo conhecimento.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ammm...como discordo plenamente c/ a criatura de nome PEDRO q diz que o ska surgiu c/o punk...da onde????????????????????????????????????????????????????????????
E como assim correntes atuais do skin?íntima ligação com o nazismo?????????????????????????????????????????????????????
Meu querido,vc já leu a Bíblia do Skinhead????????????????????????????????????????????????????????????????
ammmm...acho que ñ né.

Anônimo disse...

quem generaliza q todo skin é nazi é um verdadeiro otário q tem preguiça de ir procurar a verdade!
quem em sã consciência acredita em tudo que dá na tv????????

Luciano Shimomoto disse...

gostei do blog!

pura bobagem em dizer q skin é racista. Viva o espírito 69, na qual se não fosse os rudeboys (negros Jamaicanos) levar os ritmos jamaicanos para a inglaterra, Jamais teria nascido o movimento Skinhead (rudeboy + mods)

Anônimo disse...

Тhanks fοг ѕhaгіng уоuг thοughts on alcohοlісs.
Rеgards

Also νіsіt mу homepage; garden center
my webpage - houston garden centers spring tx

Unknown disse...

INFELIZMENTE OS IGNORANTES AS VZS SOBRESSAEM, COMO ESSE TAL DE PEDRO, ESPERO Q APÓS TODOS ESSES ANOS ELE TENHA ESTUDADO! PARABENS P/ BLOG!