quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Rude Boys

Muitos sabem que o skinhead tem raízes britânicas e jamaicanas. Este texto visa esclarecer um pouco mais o que eram os Rude Boys jamaicanos e sua relação com os Skinheads.

Segundo o próprio Tommy McCook, membro original dos famosos Skatalites, ao contrário do que muitos pensam, os rudys não surgiram na época em que o Ska estava na moda, e sim, na época em que o que estava na moda era o Rocksteady. Tommy diz isso já que a onda de violência na Jamaica começou em 66, alguns meses após a explosão do Rocksteady. Os rudies sempre foram associados com a violência, devido aos crimes e delitos menores cometidos. Basicamente, esse estereótipo era reforçado por serem membros da classe trabalhadora jamaicana, que moravam nas famigeradas Shanty Towns, as favelas jamaicanas, sendo alguns desempregados, subempregados, empregados em trabalhos braçais ou mesmo criminosos.

Nos cortiços de West Kingston, com a depressão econômica dos anos 60, que sucedeu o boom dos anos 50, a situação não parecia melhorar nunca. Apesar de a independência da ilha ter trazido certo otimismo para a população, a falta de grandes mudanças levou a protestos e indignação. Foi neste período que a sub cultura Rude Boy surgiu. A maioria dos Rudies, assim como os Mods e posteriormente, Skinheads, tinham de 14 a 25 anos. Tinham o costume de andar com facas retráteis e armas de fogo. Basicamente, assim como seus futuros amigos e "descendentes", eram jovens sem futuro enfurecidos com toda a situação pela qual passavam. Seu vestuário consistia principalmente em ternos de três botões, suspensórios chapéus, incluindo o famoso Pork Pie, e obviamente, óculos de sol, mesmo à noite, o que daria um tom mais gângster e descolado.

Bob Marley, para muitos, o rei do reggae, quando ainda era um Rude Boy.

Quando houve a migração de jamaicanos para a Inglaterra, os Rude Boys que mudaram de país passaram a conviver com os Mods ingleses e a andar juntos. O gosto por violência e música dos Rude Boys influenciou muito os Mods, que já apreciavam tanto música negra em geral quanto brigas, e acabaram por adotar muitos elementos do visual dos Rudies. Enquanto os Rude Boys começaram a sacar facas e armas e inspirar terror nos Sound Systems a céu aberto no começo dos anos 60, mais tarde, aos lados dos Mods, se envolviam em conflitos em estádios, dancehalls e mesmo na ruas, sendo caracterizados como baderneiros, assim como os Skinheads foram pouco tempo depois.

Laurel Aitken, Godfather of Ska, Boss Skinhead, talvez um dos Rude Boys mais famosos da história.

Quanto à música, é notável o número de músicas que tratam de Rude Boys, sendo tanto a favor dos rudes, como "Too Hot" de Prince Buster e "Rudies Are The Greatest", dos Pioneers; quanto contra, caso de "A Message To You Rudy", de Dandy Livingstone, que ficou famosa com o cover dos Specials e "Beware of Those Rude Boys", de Henry Buckley.


"The soldiers came back to you without them, the police force are afraid, they can't even touch them"


"Everybody knows I'm a just a Rude Boy walking the street of dreams"

10 comentários:

w0nik disse...

eu nao sabia que era o bob marley o rude da foto, mas ja conhecia a foto

Jana Gamba [Penny Lane] disse...

Aê Daniel! Obrigada pelo comentário, o blog tá ótimo. Cheio de história, curiosidades e afins. Parabéns!
Beijão!

Unknown disse...

Opa, brigadão... Qualquer sugestão, tamos aí, né.

Frxn disse...

Nossa, adorei esse blog, me esclareceu várias duvidas sobre skin reads e ska esse movimento musical lindíssimo! Gostei muito dessa materia sobre Rube Boy! Abraços!

gustássifon disse...

bacana os textos e legal ver alguem diposto a dismistificar o que é de verdade o skinhead. parabens!

Denis disse...

Muito legal esse texto sobre os rude boys e o sobre os street punk, logo acima. Sou iniciante nesse genero musical :D e esses textos me serviram pra ter uma ideia melhor de cada "subcultura"

Unknown disse...

é isso ai!ja fui um careca do suburbio assim como o bob um dia fui um rudy ae outra koisa k poucos sabem é k o bob contrabandeava armas p o Zimbabue

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LIGERO JAH disse...

É isso ai ja fui um careca do suburbio assim como bob foi um dia um rudy boy shuflly in Jamaika outra k poucos sabem é k o bob contrabandiva armas pro povo do Zimbabue pois ja dizia TODO HOMEM TEM O DIREITO DE ESCOLHER SEU PROPRIO DESTINO!!!

Anônimo disse...

massa! agora eu entendi o que é um rude boy.