sexta-feira, 10 de julho de 2009

Suedeheads



Apesar de informações sobre as "variações" existentes dentro da cultura skinhead não serem facilmente encontradas, é interessante lembrar que havia e ainda há, várias preferências musicais, de vestuário, entre outros, como os Smoothies, os Bootboys, os Hardcore Skins e os Suedeheads. Neste texto, vou tratar destes últimos.



Os suedeheads ganharam seu nome por geralmente terem o cabelo um pouco maior que o que era considerado comum para os primeiros skinheads(o nome suedehead significa "cabeça de camurça", numa tradução literal). Além desta característica, os suedeheads geralmente usavam mais sapatos, acompanhados de meias coloridas, e roupas mais formais, até mesmo no dia-a-dia; ao contrário dos primeiros skins, que normalmente preferiam botas e vestiam coletes, suéteres, casacos sete oitavos e ternos mais raramente; geralmente durante à noite, em bailes, dancehalls, grandes eventos, etc. Talvez isto se deve ao fato de muitos suedeheads trabalharem em escritórios e em outros empregos em que o trabalho era menos braçal, apesar de ainda pertencerem à classe trabalhadora britânica. Pode se dizer que os suedeheads tinham seu estilo bem similar ao dos Mods, principalmente ao se analisar esta questão da elegância. Mas é bom lembrar que há muitos aspectos vindos dos Rude Boys, como os grandes casacos, óculos escuros, os chapéus, entre outros elementos.

Elementos estes como o gosto musical, focado ainda no Reggae, Rocksteady, Ska e Soul. Porém, havia alguns Suedeheads que ouviam Glam Rock, como Sweet, Slade, entre outras bandas. Há inclusive um Trojan Box Set feito em homenagem aos Suedes. Seguindo o chamado "Skinhead Revival", ocorrido em 77, houve o "Suedehead Revival", que envolveu menos indivíduos, entre eles, "Hoxton" Tom McCourt, baixista e antigo líder da banda The 4 Skins, conhecido também por seu vasto conhecimento a respeito de Soul, Ska e Reggae e por discotecar em clubes frequentados por Mods e Skinheads.

A banda The 4 Skins, com Tom McCourt, ainda um suedehead, sendo o primeiro à esquerda.

Os suedeheads foram retratados em filmes como Bronco Brullfog, e no livro Suedehead, de Richard Allen.


"Prefiro ser um skinhead a ser qualquer outra coisa. É muito mais elegante do que um Hippie ou um Rocker. Parece muito mais limpo, é muito mais limpo, eu acho"

9 comentários:

Old Friends Tattoo disse...

Ficou muito foda mano!

Arthur disse...

muito bom, daniboy
os suedeheads foram definitivamente os que mais se mantiveram ligados às raízes mods
visualmente falando, talvez a pequena diferença esteja no cabelo
curti

Giselle disse...

Elegancia eh indescutivel... mas o cabelo... tsc tsc
=o***

Matrioshka disse...

O cabelo é foda! Não fala mal não, os caras eram fodas!!!!!

Giselle disse...

Não falei mal... eu me calei!
=o*

Matrioshka disse...

hahaahah não é pra tanto tbm!

Giselle disse...

mas a andorinha no pescoço....
ui!

Unknown disse...

É dos carecas que elas gostam mais!!

4 Skins FODIDO!

Bootz and Glitz disse...

fodido!

eu vejo suedehead como um nível acima (muito acima) do skinhead hahaha

e por coincidência o ultimo post do meu blog é a trilha sonora do filme bronco bullfrog!